Uropediatria


Muito mais comum do que se pensa, crianças de ambos os sexos também sofrem de problemas urológicos. Não são os mesmos que adultos e idosos, pois há uma tendência natural de que desordens congênitas se manifestem bem mais precocemente.

Além disso, como o sistema nervoso da criança tem um longo processo de maturação, várias alterações urinárias podem se manifestar por mais tempo que o esperado. É o caso da enurese noturna, que, trocando em miúdos, significa urinar na cama acima dos 5 anos de idade.

Entretanto, as mais graves disfunções urológicas estão relacionadas com más formações congênitas, quer sejam urinárias ou relacionadas a outras áreas, tais como: bexiga neurogênica por mielodisplasia congênita, válvula de uretra posterior, obstrução primária de colo vesical, hidronefrose, refluxo vesico ureteral, infecção urinária, hipospádia, epispádia, criptorquidia, hidrocele, torção testicular, entre outras.

Não é tão raro haver tumores malignos urológicos em crianças, particularmente nos rins (Tumor de Wilms ou hipernefroma) e nos testículos (seminomatosos ou não). Esses tumores são raríssimos em adolescentes e não surgem em adultos.

***********

Nenhum comentário:

Postar um comentário