Próstata - parte 1


A próstata é um órgão glandular situado na base da bexiga dos homens. Tem a função de produzir uma secreção (líquido prostático), que junto com os líquidos seminal e testicular e os espermatozóides, compõem o esperma (ou sêmen). Cerca de 30-40 % do volume de uma ejaculação é de líquido proveniente da próstata.

Esse líquido tem a função de nutrir, proteger e servir de transporte para os espermatozóides até seu encontro com o óvulo. Aproximadamente no centro da próstata, há um túnel por onde a uretra passa, dando vazão externa à urina.

Com o avançar da idade (> 40 anos), a próstata pode começar a crescer e a estreitar esse caminho urinário, dando os sintomas de obstrução: jato urinário fraco e partido, esforço para urinar, sensação de esvaziamento incompleto, levantar à noite para urinar e, paradoxalmente, dificuldade para "segurar" a urina.

As principais doenças da próstata são as inflamatórias e infecciosas – prostatites crônicas e agudas – e as tumorais – hiperplasia (benigna) e câncer. O preventivo prostático deve ser feito anualmente acima dos 45 anos de idade e consiste de: dosagem sanguínea do PSA, ultrassonografia e toque retal (quando necessário).

***********

Nenhum comentário:

Postar um comentário