Uro-Oncologia


O segmento da Urologia que se responsabiliza pela prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico dos tumores malignos do sistema urinário e reprodutor masculino é denominado Uro-Oncologia.

Os tumores malignos urológicos mais frequentes são os da próstata, rins, bexiga, testículos e pênis. Como ocorre em qualquer câncer, o seu aparecimento depende de fatores que relacionados ao meio ambiente e ao estilo de vida do paciente, bem como de fatores genéticos / hereditários.

Como facilitadores do aparecimento tumoral também são levados em conta aspectos psicológicos / emocionais, já que estes podem atuar debilitando o sistema imunológico, responsável pela destruição de células malignas.

Em Urologia, os tratamentos para os tumores malignos incluem radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e procedimentos cirúrgicos. Podem ser utilizados como terapêuticas paliativas (tratamento para alívio dos sintomas e retardo da evolução tumoral) ou curativas (quando os tumores estão em seus estágios iniciais).

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário