Uroneurologia


Uroneurologia é o ramo da Urologia que estuda, previne e trata os problemas urológicos decorrentes de doenças ou estados neurológicos. Envolve a parte urinária, ejaculação, ereção e fertilidade.

É mais comumente direcionada para a área urinária, pois sem essa parte em ordem é quase impossível que se possa “trabalhar” as disfunções sexuais nos paciente neurogênicos. A parte mais bem estudada de Uroneurologia é o que se chama de Bexiga Neurogênica.

A bexiga neurogênica está intimamente relacionada a doenças como Esclerose Múltipla, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, Mielite Transversa, sequelas de Encefalites, Meningites, Polineurites e Mielomeningocele. Também é acentuadamente comum em portadores de sequelas de AVC, traumatismos craniano e raquimedular e neuropatia diabética.

O exame básico referente a essa área é a Avaliação Urodinâmica, que pode desvendar o tipo e grau de disfunção miccional, indicar seu tratamento e vislumbrar seu prognóstico a curto e longo prazos. As alterações mais freqüentes em bexiga neurogênica são: Arreflexia (ausência de contração, reflexo e sensibilidade da bexiga), Hiporreflexia (diminuição dos reflexos e contração) e Hiperreflexia (aumento da atividade contrátil e reflexa da bexiga / uretra).

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário