Endourologia - Urolitíase


É a parte da Urologia responsável pela manipulação de instrumental endoscópica (endo = dentro / scopia = visualizar) com objetivos diagnósticos e terapêuticos. Trata-se de procedimentos minimamente invasivos que visão complementar diagnósticos relacionados a cálculos e tumores do sistema urinário e tratamentos para remoção dos mesmos.

A Endourologia inclui a Litotripsia* Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), Ureterorrenoscopia, Litotripsia Ultrassônica e Laparoscopia para cirurgias de alta complexidade.

Atualmente, a maioria dos cálculos situados nas vias urinárias pode ser capturada, pulverizada e removida sem que haja a necessidade de se recorrer à cirurgia aberta (cortada com bisturi e tesouras e fechada com pontos).

Alguns cálculos podem ser destruídos através da LECO, que é um procedimento que não requer incisões. Em casos mais complexos, aparelhos que entram pela uretra podem se dirigir aos cálculos situados na bexiga, ureteres ou rins, onde apreendem a pedra e esta é removida ou pulverizada ainda no local.

__________

* Litotripisia (lito = pedra, cálculo / tripsia = quebrar, destruir)

**********

2 comentários:

  1. gostaria saber mais sobre intervensões,que possa ter com respeito há cístos ,no testículo ,pois estou com um de 0,3mm e um impedimento vascular no Epipidrímo ,diagnosticado em 2011,pois venho tendo dores no sacro esrotal ,desde 2008, desde então tenho ainda problema na região lombar sacra e cervical toráxica, ainda processo Osteo Articular no pé D ,joelho esq. , ombro dir. e escoliose na l1 e l2 !!,diagnosticado por cintilografia com fluxo,ressonância magnetica ,solicitei através de uma 5 ortopedista ,que encaminhou fazer densitómetria Osséa, ultrasssom ombro,quadril, joelho !!

    ResponderExcluir
  2. ah ! vou passar por 3 urologista ,pois 2 > disse que não era nada > mas esou com dores que enterferena mobilidade ,articulação ,caminhadas ! em todo corpo ! tomo Ibuprofeno 600 , faço uso desde 2008 de fluxetina 20 mg ,há noite tomo 2 comp. fenotoina ( hidantal ),ainda venho tomar mas esporádico remédio manipulado por conta do intestino preguiçoso ,na qual por conta vinha me padecendo desde 2008 ,mas que achei por conta vim há tomar ,mas para por soltar em demasia pois estava indo evacuar por quase 4 vezes ao dia coisa ,que faria num mês ,mais precisamente !ask-me >> htpp://www.paulo.henrik_queiroz@live .com//// atenciosamente- >><< gratos !!

    ResponderExcluir