Andrologia


Andrologia é um ramo da Medicina (não apenas da Urologia) que diz respeito ao estudo e tratamento das disfunções sexuais e reprodutoras dos homens. As especialidades Endocrinologia e Geriatria / Gerontologia também estão ligadas à Andrologia.

Deriva do grego andrós (= homem) e logos (= estudo). É comumente exercida por urologistas e tem nos distúrbios sexuais e reprodutivos sua seara de atuação.

As principais disfunções sexuais abordadas pela área são relativas à ereção peniana e à ejaculação. Disfunção erétil (antigamente denominada impotência sexual) e ejaculação prematura (precoce ou rápida) estão entre os distúrbios mais freqüentes tratados pelo andrologista, correspondendo acerca de 90% dos casos. Mas há outras alterações envolvidas, tais como priapismo* e doença de Peyronie** (Induratio Penis Plastica).

No que concerne à parte reprodutora, a infertilidade masculina é o carro-chefe dos atendimentos andrológicos. Traduz-se pela incapacidade de gerar filhos por problemas na formação e/ou transporte dos espermatozóides até sua eliminação através da ejaculação.

Entretanto, faz parte da atuação do andrologista a interrupção voluntária da emissão de espermatozóides, por meio de Vasectomia (amarração e secção dos canais deferentes) ou de sua reversão (quando a intenção é gerar filhos após período infértil motivado pela vasectomia).

_________

* Ereção prolongada e dolorosa sem relação com desejo ou estímulo sexual

** Formação de placa (ou placas) fibrosa peniana, que usualmente promovem curvatura anormal do pênis quando em ereção, impedindo ou dificultando a penetração.

**********

Um comentário:

  1. Gostaria ser informado qual a consulta mais apropriada para poder ser observado e tratado de disfunção eréctil, após intervenção de prostatectomia radical. Estive cerca de seis meses sem erecção, depois comecei a sentir, mas a menos de 50% e agora estou sentindo que está a desaparecer mais. Felizmente os orgasmos acontecem, mas mais por concentração cerebral.
    Existem no mercado variadas propostas de resolução, mas infelizmente chego à conclusão que a maioria é uma forma de nos extorquirem dinheiro, pois prometem sempre e depois arranjam várias desculpas para o insucesso. Onde poderei encontrar um profissional sério e competente, ainda que tenha de me dizer que o meu caso não tem remédio???

    ResponderExcluir