Incontinência Urinária - parte 1


Incontinência urinária é a incapacidade de conter urina ou eliminação involuntária da mesma. Desde a vida intrauterina os rins já funcionam. E, em condições normais, trabalham até que a morte chegue. Dentre várias funções, os rins são responsáveis pela formação da urina, que, à rigor, é o excesso de água e escórias (medicamentos, toxinas, substâncias) não mais necessários ou indesejáveis ao corpo.

Depois de produzida, a urina precisa ser armazenada e adequadamente eliminada. Através de dois tubos que saem dos rins e denominados ureteres, a urina é levada para a bexiga que tem dupla função. A primeira, que consome 23h e 55m do dia, é a de armazenamento, pois, do contrário a expulsão da urina seria contínua e viveríamos molhados. A segunda função é a de eliminação, medicamente conhecida com micção (ato de urinar). O somatório dos tempos das micções nas 24 horas chega a aproximadamente 5 minutos. Portanto, embora a bexiga tenha dupla função, a de armazenamento é responsável por 99,7% do tempo de um dia.

Quando no período de armazenamento (enchimento) urinário, não deve haver perda urinária. E essa ausência de perda é chamada continência urinária (capacidade de conter). Para que a continência exista é necessário que a uretra – órgão que é responsável pela condução da urina da bexiga até o meio exterior – também tenha suas funções preservadas. Assim como a bexiga,a uretra também tem duas funções. Uma delas, durante o enchimento da bexiga, é a de manter-se fechada para que a urina não seja eliminada involuntariamente. A outra é a de abrir-se para que haja a micção, ou seja, para que se possa urinar.

Falhas dos mecanismos de contenção uretral ou alterações do funcionamento da bexiga na fase de armazenamento podem gerar perda urinária (incontinência urinária). Há diversos tipos e graus de incontinência, que pode acometer ambos os sexos em qualquer faixa etária. Os tipos mais comuns de incontinência são:

de Esforço – quando há perda urinária em consequência de tosses, espirros, risadas, caminhadas, corridas, etc.

de Urgência – quando há uma vontade súbita e incontrolável de urinar, incapaz de ser contida até o banheiro.


Há também os tipos: Reflexa, Paradoxal, por Transbordamento e por Baixa Complacência, que serão abordadas posteriormente.

Quanto ao grau de incontinência, tem-se: leve, moderada, severa e total. Serão estes, mais adiante, abordados com maiores detalhes.

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário